Essa nova forma de atendimento ao cliente tem tudo para facilitar a vida de quem consome e de quem vende.

O mundo está cada vez mais tecnológico, e é claro que com relacionamento ao cliente não seria diferente. Quando o consumidor busca atendimento é para poder resolver seu problema, e para que esse processo ficasse cada vez mais rápido e prático veio o atendimento digital.

Esse processo dá liberdade ao cliente: se comunicar com a empresa através do meio de comunicação que mais agrada e que se sente mais confortável para resolver seu problema. A flexibilidade de canais de comunicação e a facilidade de escolha, facilita a vida do cliente e do atendente. Essa digitalização vem crescendo não só entre os jovens, mas todo o público.

Facilidade

O atendimento digital traz mais facilidade na vida das empresas e dos clientes, e quanto mais rápido e melhor for a experiência durante o atendimento, mais cliente a marca poderá atrair.

Esse processo vem conquistando as pessoas e cada vez mais empresas estão aderindo, pois o cliente moderno busca uma solução rápida e através de um canal de comunicação que mais se encaixa no seu dia a dia.

4 diferentes canais de comunicação

O cliente tem a praticidade de escolher canal de comunicação que mais o agrada, podendo escolher facilmente de acordo com o momento e a situação em que se encontra, sem restrições. A empresa, no entanto, precisa ter uma plataforma que seja eficiente independentemente do canal escolhido.

Alguns canais que atendem as necessidades dos clientes:

1. Whatsapp

Como o cliente está acostumado a usar esse aplicativo no seu dia a dia, a comunicação através desse canal pode ser mais simples por causa da facilidade. Além disso, essa mídia proporciona uma relação mais próxima entre cliente e empresa.

2. Facebook Messenger

Esse aplicativo segue a mesma linha do whatsapp e pode ser até mais prático, já que o cliente apenas precisa entrar no perfil da empresa para começar uma conversa. A facilidade no uso, também é uma vantagem.

3. Email

Usado frequentemente por empresas, esse canal tem uma facilidade no envio, principalmente quando for para oferecer algum produto. Mas é preciso criar uma mensagem elaborada, já que o email pode ser facilmente ignorado e é preciso tomar cuidado com o envio excessivo de mensagens, o que pode aborrecer o cliente.

4. Chat online

Presente nos sites da empresa, esse recurso pode servir para chamar a atenção do cliente quando ele estiver olhando algum produto ou lendo algo no blog, essa ferramenta é ideal para criar um relacionamento com quem está conhecendo ainda a marca.

Com tanto benefício para a marca e o cliente, o atendimento digital é um diferencial significativo e importante. E aí, você já está se preparando para aderir os canais digitais? 

Escrito por Gabrielle Aguiar

3 de julho de 2019