A preocupação com a customer experience é tão importante quanto o produto vendido.

A cada dia mais vemos produtos evoluídos e para cada tipo de necessidade, mas muitas empresas podem acabar focando nas melhorias de seus produtos quando deviam focar, também, na experiência que promovem aos seus clientes.

Deixar o cliente satisfeito é uma meta atingível e quanto mais as empresas focarem nisso, mais sua marca cresce. Porque quando o produto é bom e a experiência proporcionada melhor ainda, muitas pessoas vão recomendar sua empresa.

Como tornar a experiência do cliente incrível?

Já que ficou claro a importância de conceder uma experiência incrível para o seu cliente, agora resta saber só como tornar isso possível. Aqui estão algumas dicas:

1. Pesquisa de satisfação

O jeito mais rápido e prático de saber como seu cliente se sente em relação a sua empresa é descobrindo diretamente da fonte. Você pode mandar por e-mail, classificar depois do atendimento ou até mesmo separar um tempo para ligar e colher a informação, o que importa é que irá ele saber que será ouvido e que sua opinião importa.

2. Suporte e atendimento

Toda empresa precisa ter uma boa equipe de suporte e atendimento, porque o consumidor acaba precisando de ajuda com alguma dúvida ou algo de errado que deu com o produto. Uma empresa que se disponibiliza a atender e ter um bom suporte se torna uma referência às pessoas.

Uma experiência significativa é um atendimento que, de alguma maneira, deixa marcas no cliente. Você deve trabalhar para que essas marcas sejam sempre, sem exceção, positivas.

3. Seja multicanal

O cliente não vai se dispor a ir sempre na loja ou empresa quando tiver algum problema, por isso é necessário que a marca tenha diferentes canais de comunicação para que possa atender seus diversos tipos de clientes e assim satisfazer todos. 

Manter os mesmos padrões de qualidade, independentemente do canal pelo qual ele fala com a sua empresa, é primordial para ter a experiência do cliente como um grande diferencial do seu negócio.

4. Conheça seu público

Saiba com quem você está falando, quantas vezes já falou com essa pessoa, por quais meios, e qual o histórico de situações já compartilhadas por ela com a sua empresa.

Ter todas essas informações em mãos é determinante para seu negócio avançar o nível de atendimento e experiência do cliente, assim a experiência que ele tiver será cada vez melhor e completa.

5.  O fator surpresa

O fator surpresa é aquilo que torna a experiência do cliente além de significativa: o fator surpresa a torna memorável. Você pode oferecer um produto ou serviço com desconto que ele já procurou no site, mas não levou pelo preço. 

Surpreenda seu comprador com uma ligação inesperada, para verificar se está tudo ok com o serviço prestado, colocando-se à disposição para quaisquer necessidades; é se adiantar diante de uma situação inevitável, com um plano de ação para minimizar algum tipo de prejuízo.

Tecnologia que garante experiência ao cliente

Fazer com que a experiência do cliente seja algo que se destaque no seu negócio, exige muita dedicação, preparo e ferramentas tecnológicas.

O Dimi, por exemplo, permite que as empresas possam:

  • Organizar seus atendimentos: mais organizada, ágil e profissional, sua empresa terá tudo em um único painel de atendimento independente do canal.
  • Vender mais: planeje campanhas, automatize o envio através dos canais digitais e gere boas oportunidades de negócios para sua empresa.
  • Automatizar seus atendimentos: não deixe seu cliente esperando e esteja disponível 24 por 7, criando automatização e um menu de atendimento.
  • Manter-se informada: através de informações gerenciais e pesquisa de satisfação, tenha as informações relevantes que sua empresa precisa.

O Dimi pode trazer benefícios para o seu negócio, além de ajudar seus clientes a terem uma excelente experiência em qualquer situação. E aí, já está se preparando para melhorar a experiência que você dá para seu cliente?

Escrito por Gabrielle Aguiar

3 de julho de 2019